Buscar
  • Gabriel Reis, CFP®

Renda Passiva, você sabe do que se trata?



Abaixo vamos te contar o que é a renda passiva, os melhores ativos e como investir.


O que é renda passiva?


É o rendimento financeiro que você tem sem precisar dedicar tempo ou esforço contínuo.

Em resumo, a renda passiva continua sendo paga à você mesmo que você resolva retirar um ano sabático viajando. Ou optar por se dedicar a trabalhos voluntários.


É essa a grande vantagem da renda passiva e o motivo pelo qual faz desse tipo uma receita essencial para quem busca a independência financeira. Você faz, finalmente, o seu dinheiro trabalhar por você, e não o contrário.



Conheça os tipos de capitais para gerar renda passiva


São várias as possibilidades de adquirir renda sem precisar executar um trabalho contínuo, porém, para que isso se torne uma opção viável é preciso de um investimento, o capital, e bastante trabalho para começar.

A seguir vamos apresentar as categorias de capital que podem ser utilizadas para gerar a renda passiva. Defina aquela que está mais próxima de sua realidade ou aquele objetivo a ser alcançado e, então, defina sua ideia para começar a ganhar dinheiro.


Capital ou bem físico


O capital físico é um bem tangível sobre o qual uma pessoa tem a propriedade.

Uma das formais mais comuns de utilizar bens físicos para gerar lucro passivo é através da cobrança de aluguel. Um apartamento, casa, pavilhão, maquinas, equipamentos que não estão sendo usados pode gerar um rendimento relevante sem exigir trabalho contínuo. É uma propriedade física que dá lucro ao seu dono.


A partir do momento que uma pessoa resolve alugar um imóvel pode exemplo, e começa a pagar uma quantidade fixa de aluguel por mês, seu dono irá receber dinheiro de forma periódica sem precisar de qualquer esforço.

Apesar de os imóveis serem o exemplo mais popular de capital físico, existem várias outras possibilidades que podem ser exploradas. Carros, máquinas e ferramentas são propriedades que podem ser utilizadas de uma maneira semelhante para gerar renda extra.


Capital financeiro


Os investimentos monetários são necessários para gerar renda passiva através do capital financeiro. O método mais comum é a utilização da renda fixa, um método de investimento mais seguro, que gera pequenos ganhos constantemente.


Também é possível ganhar capital através dos investimentos em renda variável. Contudo, a natureza deste investimento apresenta riscos, o que torna o acompanhamento do mercado uma atividade constante que deve ser feita, fornecendo informações para a melhor decisão.

Porém, o fato de executar uma tarefa constante pode afastar um pouco este conceito da renda passiva. Fundos imobiliários e ações de longo prazo são algumas opções bastante válidas. Ainda mais por contarem com dividendos em caso desses investimentos gerarem lucro.


Capital intelectual


O capital intelectual está ligado ao que é criado por uma pessoa. É uma forma de ganhar dinheiro através do pagamento de royalties e taxas por direitos autorias de uma criação.

É a forma menos convencional de gerar renda passiva, pois é preciso de conhecimento, tempo, talento e criatividade para conseguir fazer criações que gerem uma boa quantidade de dinheiro. Alguns exemplos de capital intelectual: músicas, livros, máquinas, softwares, personagens.



Já pensou em viver de renda passiva?


Viver de renda passiva é ganhar dinheiro somente com a valorização dele.

Por exemplo, durante anos, você contribuiu com um fundo de previdência privada, que foi rendendo juros durante todo o período que esteve na ativa. Quando você se aposentar e resgatar o seu investimento, vai ver que ele aumentou e muito de valor. O suficiente para se viver em função dele por um bom tempo. O mesmo vale para muitos outros tipos de aplicações financeiras, como ações e fundos de investimento.


Investir bem seu dinheiro é a melhor forma de ganhar a vida com a sua rentabilidade – e de forma tranquila, construindo o futuro que sempre sonhou.




Em 2021: vale a pena investir em renda passiva?


Respondendo de forma prática a pergunta: sim, vale a pena investir em 2021.

Aliás, essa sempre é uma decisão inteligente, pois faz o dinheiro trabalhar para você.

Isso se aplica especialmente para quem escolhe produtos de renda variável, visando rendimentos a longo prazo.

Quer um futuro mais tranquilo no bolso, com liberdade financeira e uma renda passiva que permita não trabalhar?


Então, comece a investir hoje mesmo! Entre em contato conosco que vamos te ajudar nisso.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo